Recentemente descobri um novo esporte: O MMA (Mixed Martial Arts). Nesse esporte, conhecido popularmente por Vale Tudo e Full Contact, lutadores utilizam diferentes modalidades como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thai e karate para derrotar seu oponente dentro da arena chamada octógono, um ringue com – óbvio – oito lados. Dentro desse esporte, o torneio mais conhecido mundialmente se chama UFC – Ultimate Fighting Championship, que teve sua primeira edição em 1993 e era baseado em violência pura, sendo apenas proibido mordidas e dedo no olho. Eram menos esporte do que espetáculo, o que levou a acusações de brutalidade e “briga de galo humana”.

Com o passar dos anos o MMA e o UFC foram se reformulando e se tornando mais profissionais. Foram criadas regras mais restritas, começou a ser sancionado por comissões atléticas e se tornou um  esporte legítimo, abandonando de vez o slogan “aqui não há regras”. Agora a modalidade possui regras e uma estrutura de dar inveja, com lutadores de altíssimo nível, equipes de treinamento físico e técnico individuais, árbitros extremamente bem preparados, além do principal: muito dinheiro rolando. De fato, o MMA foi o esporte que mais cresceu no mundo nos últimos 20 anos, superando até o futebol.

ufc_2009_undisputed

Assim como acontece com muitos esportes, a categoria também foi migrada para os videogames, sempre com péssimos resultados. Foi então que a desenvolvedora THQ fez um acordo com a Zuffa, empresa que controla a marca, e garantiram os direitos exclusivos de uso até 2011. O resultado desse acordo o jogador confere em UFC 2009 Undisputed, game lançado para Xbox 360 e PS3 em maio desse ano.

933

Com autorização da Zuffa, os desenvolvedores levaram ao octógono virtual 80 lutadores, dentre eles Thiago Silva, Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva, Thiago Tavares, Maurício Shogun e Ricardo Almeida, todos com semelhanças físicas assombrosas, além de juízes e patrocinadores oficiais do evento. Tudo isso para que o jogador entre no clima e veja uma partida que se aproxima muito de uma luta de verdade. Detalhes como suor escorrendo, sangue e cortes que aparecem em tempo real, logo depois do sopapo, são interessantes de ver e dão aquele “ui” que soltamos logo após vermos alguém levar um golpe de verdade.

ufc-2009-undisputed-hands-on-20081219032755107_640w

O controle do game é bastante complexo. Não é um dos jogos mais fáceis de serem dominados, principalmente entre aqueles sem paciência para longos tutoriais (diga-se de passagem, obrigatório). É um sistema de botões envolvente, que consegue realçar toda a complexidade de uma luta do estilo, e que a movimentação e certos comandos mudam radicalmente dependendo da proximidade do inimigo, o estilo de luta de seu personagem e, claro, se eles estão em pé ou no chão. Não existe mais aquela velha história de ficar apertando todos os botões ao mesmo tempo, se você fizer isso seu lutador parecerá um bêbado sobre o ringue, cambaleando para todos os lados. O importante é ter timing e coordenação, para que os golpes sejam feitos de forma correta e destruidora.

949

O game conta com os modos básicos de lutas simples e partidas online, mas é o modo Carreira o grande intuito do game. Nele você cria seu “bunequinho” e sai distribuindo porrada e, conforme avança no ranking, começa a enfrentar grandes nomes do MMA até conseguir o tão sonhado cinturão de campeão. Se há uma ressalva, é agora: entre uma luta e outra você deve treinar suas habilidades, como força e condicionamento cardiovascular, mas nada disso é mostrado. Você só escolhe o que quer treinar e pronto, nada mais. Isso não tira o mérito do game, mas é algo que poderia ter sido muito mais trabalhado.

946

Indicado para fãs hardcore do esporte ou para jogadores que estão sentindo falta de games de luta de qualidade no mercado, UFC 2009 Undisputed pode ser considerado, sem dúvida, o melhor simulador de MMA que já apareceu. Com um elenco estelar, gráficos realistas e um ótimo sistema de controle, o jogo (junto com Fight Night Round 4) tem tudo pra conquistar aqueles que estão atrás de game de luta realista, que fogem do esquema voadora+magia.

UFC 2009 Undisputed – Trailer

About these ads