Eu costumo escrever esse tipo de post quando chego ao final da atual temporada da série em questão, mas me senti obrigado fazê-lo agora, já que Smallville entrou na mais recente moda do mundo das séries, que é dar um tempo na trama e estender a série pra mais algumas semanas, coisa que já foi feita por Heroes e Lost (seqüelas da greve dos roteiristas no começo do ano).

Smallville chegou ao décimo episódio semana passada e voltará a ser exibido apenas em janeiro de 2009, uma tática para manter o suspense e alavancar a audiência. Entre altos e baixos (bem poucos, vale dizer) a série conseguiu criar bons momentos durante essa primeira metade de temporada.

Então a Fortaleza da Solidão foi destruída logo que Lex descobre o tão bem guardado segredo de Clark. Quando a poeira abaixa, o careca é dado como desaparecido. A nova vilã agora é Tess Mercer, gostosa que assumiu a Luthorcorp na ausência de Lex e tem como prioridade máxima achar seu patrão.

Arqueiro Verde agora faz parte do elenco fixo, assim como o novato Davis Bloomer, motorista de ambulância com um passado desconhecido e de grande importância nessa temporada. Chloe, graças a Brainiac, agora é quase um supercomputador ambulante, com uma inteligência fora do normal que ajuda Clark na resolução dos problemas de cada episódio. Lois já aparece como a destemida repórter do Planeta Diário e nosso herói dá os primeiros passos na carreira jornalística e Lana está fora da série devido aos problemas mostrados no final da temporada passada.

Aos poucos o caldo engrossa. Arqueiro Verde dá piti ao descobrir que Clark sabia que Lionel matou seus pais e abandona a carreira de herói. Os sentimento de Lois sobre Clark se afloram de vez e Chloe e Jimmy marcam casamento. No meio da bagunça, Davis começa a gostar de Chloe e ficamos sabendo que ele vem sofrendo apagões e sempre volta a si sujo de sangue. Dos outros.

Recebemos uma prova de que Lex está vivo ao ver um e-mail que ele manda para Tess assinado somente com um X. O cover do Cojak já apronta uma das suas peripécias e acaba enviando Clark para a Zona Fantasma durante um episódio, e nisso acabamos descobrindo onde havia ido parar a Supergirl no final da temporada passada. O Arqueiro Verde decide então voltar à ativa depois de um daqueles discursos clichê do Clark. Chloe começa a pirar devido suas habilidades e, como um computador de verdade, tem suas memórias deletadas aos poucos.

Clark, desesperado, decide reconstruir a Fortaleza e pedir ajuda a Jor-El para salvá-la. Pede também para que seu pai apague da memória dela tudo que ela sabe a respeito de seus poderes, pois ele se sente culpado por tudo que ela passou por ele.

Após isso somos apresentados ao verdadeiro vilão da temporada. O monstro que, nos quadrinhos, acabou matando o Superman: Apocalypse. Criado a partir de experiências genéticas que juntaram as características de várias feras de Krypton num único ser, Apocalypse veio à Terra na mesma nave que Clark, porém foi encontrado mais tarde. Vivendo de adoção a adoção, acabou crescendo e virando motorista de ambulância. Sacou?

Durante o casamento de Chloe e o quase beijo entre Clark e Lois, Davis tem mais um de seus apagões e aparece para estragar a festa. O que vemos é um monstro igualzinho ao dos quadrinhos, que dá uma porrada no Clark, seqüestra a noiva e a leva para a Fortaleza da Solidão, agora dominada por Brainiac. Todo o ataque foi filmado e é visto pelas lentes do cameraman do casório, num efeito bem legal de se ver.

Daí vem o final do episódio. Não vou comentar, sem palavras. Haja coração, como diria Galvão Bueno. Eu recomendo assistir só por causa da última cena. Do tipo final de temporada. O vídeo tá aí embaixo. Vai ser foda esperar até 2009.

**********
Eu tava certo! Eu sabia!

palmer

**********
Uma das coisas mais legais da TV paga (para quem é fã de séries) são as vinhetas anunciando novas temporadas. Essa dos Simpsons eu achei uma das mais geniais que já assisti. Uma versão mais longa você encontra na home do site da Fox.

**********
Saiu pôster da nova temporada de Lost, bem auto-explicativo. Janeiro promete ser um mês cheio.
lost-poster-novo-abc-high