Janeiro de 1990. Naquele mês o SBT exibia a série V – A Batalha Final. Pouca gente se lembra de ter assistido. Eu me lembro pouquíssimo, ia fazer 8 anos de idade, mas tenho cenas nítidas na memória até hoje. Começava com diversos discos voadores gigantescos sobrevoando vários pontos da Terra. Não era uma invasão, mas sim um pedido de ajuda. Os chamados Visitantes possuíam aparência humana e vieram pedir ajuda aos terráqueos, cheios de boas intenções, alardeando a paz e a colaboração entre as espécies. Em troca dividiriam seu conhecimento tecnológico avançado.

v-finalbattle

Tudo que é bom dura pouco, já diria Chico Xavier. Na verdade, eles eram répteis humanóides carnívoros comedores de pobres ratinhos brancos, mas ninguém sabia ainda. Porém as coisas começam a ficar estranhas aos poucos, com a criação da Amigos dos Visitantes, organização que doutrinava os jovens terrestres no “modo Visitante” de pensar, a exploração de vários recursos naturais e até a tomar o controle do planeta com manipulação da mídia e golpes políticos. Um grupo de humanos descobre a tramóia e inicia ações de resistência, utilizando a letra V (Victory) como símbolo e aos poucos, alguns Visitantes também aderiram à causa humana.

ads_v_batalhafinal

Parecia covardia lutar contra uma raça avançada (eles possuíam armas a laser porra!), mas aos poucos a humanidade foi ganhando a luta, principalmente com a descoberta do “pó vermelho”, que era mortal aos lagartões. Tramas paralelas de traição e até do nascimento de uma criança híbrida, filha de um Visitante e de uma humana, deram mais sabor à história, recheada de ação, suspense e efeitos especiais de ponta (para a época, claro).

A série exibida pela emissora do Patrão era, na verdade, duas produções distintas. A primeira era V – The Final Battle, minissérie de 10 horas produzida em 1984 e anteriormente exibida pela Globo. Em 1985 foi encomendado mais 19 episódios para uma sequência, intitulada apenas V.

Previously on V – The Final Battle

E o porquê de eu tocar nesse assunto? A rede ABC havia dito há alguns meses atrás que iria produzir um remake da saudosa série. Hoje foi liberado um pequeno vídeo do possível primeiro episódio, mostrando a saudação alienígena em vários pontos da Terra, inclusive no Rio de Janeiro. A série contará com alguns rostos conhecidos pelo público nerd por séries, como a Juliet (Lost), o Tom Baldwin (The 4400) e a Supergirl (Smallville).

A série tem previsão para estrear em janeiro de 2010. Ao divulgar sua grade 2009-2010, a ABC disse apenas que serão – até segunda ordem – quatro temporadas de 13 a 22 episódios cada. Agora é só esperar a contagem regressiva.

V – The Final Battle 2009