Ainda estou na minha heróica e messiânica cruzada para encontrar alguma série de qualidade, algo que supra minha necessidade de assistir algo novo enquanto Californication não estréia no Rapidshare e meu Xisboba não volta do mundo dos mortos. Depois de muitas tentativas infrutíferas, fui descobrir do outro lado do atlântico uma pequena mina de ouro, com séries bem produzidas e com histórias envolventes.

Depois da ótima Being Human, encontrei refúgio na espetacular Apparitions. Produção exibida em 2008 pelo canal BBC One, a série trata de um assunto que sempre é polêmico: Religião. Mexer com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana é o mesmo que mexer num ninho de vespas (Vide Dan Brown e seu Código Da Vinci), principalmente quando o assunto abordado é algo que, as vezes, é negado pela própria Igreja: o exorcismo.

cartaz1

Padre Jacob tem a ingrata função de investigar possíveis milagres e apresentá-los a poderosa cúpula da Igreja Católica. Mesmo quando estes milagres parecem incontestáveis, o ceticismo dos bispos superiores é tão grande que até parece zombar da própria fé cristã. Há momentos que o padre é tão ridicularizado que me chega a lembrar o saudoso Fox Mulder e sua busca incessante pela verdade, que sempre esteve lá fora o tempo todo.

Paralelamente a isso, padre Jacob é o nome mais cotado para subir ao cargo de Exorcista Chefe da Igreja. Ao que tudo indica, os demônios não estão muito felizes com isso e passam a tomar medidas para que isso não aconteça. E é a partir daí que a trama começa a tomar um rumo. Em pouco tempo o padre descobre que está no meio de algo maior, uma verdadeira guerra entre o céu e o inferno.

q1

A qualidade da produção é tão grande que ela pode ser facilmente confundida com um bom filme. A fotografia é fantástica, a edição muito boa, e a trilha sonora instrumental é sombria e dá aquele toque final, digno de um bom clássico de terror. Não é novidade que o roteiro é o forte das séries britânicas, mas este em especial se sobressaiu. Padre Jacob é uma espécie de Jack Bauer da Igreja, sempre indo contra as ordens de seus Bispos Superiores e (sempre) tendo a razão no final.

Além do tema principal ser o exorcismo, a cada episódio nos deparamos com algo polêmico, seja estupro, aborto, homossexualismo ou incesto. Mas nada exagerado, sempre sendo abordado de uma maneira séria e plausível, se encaixando perfeitamente dentro da trama. Em entrevista durante o lançamento da série, o diretor/roteirista Joe Aheame afirmou que a essência da produção foi tratar o assunto com profundidade, o que com certeza obrigou a equipe a pesquisar amplamente os dogmas da Igreja Católica, principalmente quando se referem a milagres e exorcismos mostrados nos episódios. Aheame falou ainda que visual dos exorcismos procura fugir dos clichês americanos do gênero, evitando, portanto, as famosas cabeças girando 360° ou os suculentos vômitos esverdeados.

Produzida em 6 episódios com uma hora de duração cada, a série ainda não teve uma segunda temporada confirmada, mas a boa aceitação e os elogios do público e da crítica, tanto pela série em si, quanto pela interpretação sóbria de Martin Shaw como padre Jacob, deve viabilizar uma continuação, mas ainda não há nada a respeito.

Apparitions Ep. 1 Trailer

**********
A próxima série a ser baixada é Survivors, produzida também pela BBC One. Até onde eu pesquisei, ela concentra sua trama num mundo pós apocalíptico, após uma praga viral devastadora varrer quase 99% da população mundial, e de como um grupo de indivíduos encara os rigores da sobrevivência no dia-a-dia. Uma mistura de Jericho com Resident Evil, só que sem zumbis.

Survivors

**********
Pra quem perdeu, leiam um ótimo resumão da E3 2009. Preguiça de escrever mode on.

**********
Controle? Que controle? Onde?

controle