Heavy metal e música clássica. Dessa mistura só se pode sair duas coisas: ou um grande álbum ou um fiasco total. Já é de conhecimento público que bandas como Therion e Blind Guardian souberam como ninguém unir esses gêneros musicais tão diferentes, ao mesmo tempo que Metallica e o Kiss tentaram (e não conseguiram) lançar releituras decentes de suas músicas em companhia de uma orquestra sinfônica, com os irregulares S&M e Symphony – Alive IV, respectivamente. Mas temos que admitir que o gênero que a música clássica mais se identifica é com o gothic metal.

Há alguns meses o Within Temptation lançou o ótimo álbum Black Symphony, gravado ao vivo em fevereiro de 2008 com a The Metropole Orchestra em Rotterdam (Holanda). Perdi o show no Brasil, então me contento ouvindo esse ótimo registro da banda ao vivo. Mas – infelizmente – não falaremos desse álbum por ora. O lançamento da vez é o álbum ao vivo The Classical Conspiracy, dos (também) holandeses do Epica.

Classical%20Conspiracy

Gravado em jun/08 durante o Miskolc International Opera Festival em Budapeste, Hungria, a beldade alaranjada Simone Simons explica como surgiu a idéia de fazer o show: “Recebemos uma oferta para fazer um festival de ópera na Hungria com orquestra e coral. Além do set list do Epica, podíamos também tocar músicas clássicas e trilhas sonoras a nossa escolha. Já que sempre quisemos fazer isso, aceitamos de imediato (…) somos todos fãs de música clássica e trilhas sonoras, então isso era inevitável de acontecer.”

Epica_simone_simons

A banda foi acompanhada por uma orquestra de 40 músicos e um coral de 30 pessoas e o show foi dividido em duas partes: na primeira ouvimos verdadeiras obras clássicas, com versões para a estupenda Dies Irea (Verdi) e a arrasadora Presto (Vivaldi), entre várias outras. Tudo balanceado com a execução de vários clássicos do cinema, inclusive a magnânima Imperial March, uma das trilhas mais marcantes de Star Wars. Todas executadas com a banda e a orquestra dividindo o mesmo palco. Já Simone Simons mostra o seu poderio vocal nas faixas Ombra Mai Fu (Handel) e na maravilhosa Stabat Mater Dolorosa (Vivaldi).

IMG_8656

IMG_8683

O show propriamente dito da banda começa mesmo a partir da 13ª faixa. Nessa segunda parte temos os grandes sucessos do Epica, todos com a grandiosa adição do coral e da orquestra, dando um grande peso e imponência merecida às fantásticas músicas da banda. The Classical Conspiracy apresenta mais de duas horas de música da melhor qualidade, seja gothic metal ou música clássica. Um disco que deve ser apreciado não somente pelos fãs do Epica, mas também pelos amantes de músicas instrumentais e orquestradas.

O link para download é devidamente encontrado aqui.

**********
E por falar em misturar música clássica com outros gêneros musicais, o maior concerto com músicas de games passará novamente pelo Brasil. Video Games Live 2009, aqui vou eu.