Se for britânica, eu assisto. Depois das ótimas Being Human e Apparitions, a última aquisição da Terra da Rainha é a série Survivors. Em tempos de gripe suína, não há nada melhor do que assistir uma série em que o mundo é devastado por um vírus mortal de – veja só – gripe. Survivors é um remake da série de mesmo nome de grande sucesso por lá nos anos 70 e retrata as dificuldades de um grupo que sobrevive em um mundo devastado por essa praga mortal, que exterminou 99% da população em questão de dias.

survivors_2008_dvd

Logo no início somos apresentados aos personagens principais e vemos como, aos poucos, toda a infra estrutura inglesa começa a paralisar: sistemas de água e luz, hospitais e outros serviços públicos vão falhando aos poucos, e em poucas horas o governo percebe que toda a população já foi exposta e o vírus parece ser mais potente do que inicialmente previsto, levando o doente à morte em poucas horas. Descobrimos que a gripe não se restringe somente ao Reino Unido e começam a surgir as primeiras mortes em Washington e Pequim.

Depois da morte de milhões, acompanhamos um pequeno grupo de sobreviventes tentando levar adiante sua nova vida e tentando lidar com a batalha diária por suprimentos, além de ter que conviver diariamente com suas diferenças ideológicas e religiosas. Nessa parte vemos como somos tão dependentes da tecnologia e de todo o conforto que ela proporciona. Do que adianta ter a disposição milhares de computadores, TVs, celular, internet e videogames, se não existe mais energia elétrica? Sem esses itens, nossa vida praticamente pára.

survivors

Durante os episódios descobrimos um vilão cruel. Mais cruel que qualquer vírus já existente: o ser humano. Vemos que ele é capaz de fazer em momentos de desespero e como pode ser egoísta a ponto de matar para não dividir algum bem precioso. Vemos um mundo em que antes reinada a civilidade cair em um buraco de violência e anarquia. Não é a toa que as mortes provocadas pela gripe bombada tomadora de açaí só acontecem no início. A partir daí, todas as tragédias, brigas, discórdias e mortes são causadas pelo bicho homem, que se prova um inimigo mais mortal que qualquer doença por aí.

É realmente fácil se deixar levar pelo questionamento “E se isso realmente acontecesse?”. A veracidade com que tudo é mostrado, desde a ótima fotografia e roteiro, juntos com uma interpretação convincente, me fizeram fazer essa pergunta pra mim mesmo várias vezes. Já tenho know how para sobreviver a uma invasão de zumbis, mas e se um vírus destruir a humanidade? O que podemos fazer?

Survivors Trailer

**********
Marque no calendário:

17 de setembro
Fringe (2ª temporada)

21 de setembro
Heroes (4ª temporada)
House (6ª temporada)
The Big Bang Theory (3ª temporada)

24 de Setembro
Grey’s Anatomy (6ª temporada)

25 de setembro
Smallville (9ª temporada)

27 de Setembro
Californication (3ª temporada)

28 de setembro
Dexter (4ª temporada)

**********
Pare de fazer tudo que você pensa que é importante e veja isso. É a coisa mais doida que já vi na minha vida. Nessa semana.