Poderia ser só mais um projeto qualquer de um músico de heavy metal com vontade de reunir uma galera pra tirar um som legal, mas o que o alemão Tobias Sammet fez foi criar uma das melhores bandas de metal melódico dos últimos tempos.

The Metal Opera

O vocalista do Edguy teve a idéia de montar o Avantasia (Avalon + Fantasia) em 2001 para contar uma história épica que se passa no ano de 1602 na cidade de Mainz, com uma mistura entre ficção, realidade, religião e filosofia. A história cresceu tanto que acabou sendo dividida em 2 partes. E é sobre a primeira parte o motivo desse post.

Para montar o álbum The Metal Opera pt I, Tobias Sammet reuniu só a nata (e que nata!) do metal mundial: nos instrumentos, juntou o baixista Markus Grosskopf (Helloween), o guitarrista Henjo Richter (Gamma Ray) e o baterista Alex Holzwarth (Rhapsody). Como se não bastasse músicos altamente gabaritados, Sammet convida uma série de vocalistas para participar de seu projeto e dar vida aos personagens de sua história. Além de ter Tobias Sammet interpretando o personagem principal, há as participações de Kai Hansen (ex Helloween e atual Gamma Ray), David DeFeis (Virgin Steele), André Matos (ex Angra), Sharon den Adel (Within Temptation), Rob Rock (Warrior), Timo Tolkki (Stratovarius) e Michael Kinske (ex Helloween).

O resultado da formação deste Dream Team é um dos melhores discos que já ouvi. Um álbum impecável em todos os sentidos e mais do que recomendado a todos os fãs do heavy metal. Tobias Sammet pode ser considerado um dos mais talentosos compositores do metal atual, sem contar que é um grande vocalista, que não exagera e não é chato de se ouvir, coisa comum nesse gênero musical. A segunda parte de Metal Opera também é ótima, mas não se compara ao trabalho inicial do Avantasia. Não deixe de ouvir este álbum – aposto que vai ficar tanto tempo no seu mp4 véio quanto no meu.

Não encontrei nenhum vídeo de boa qualidade, então fique com dois clipes do último álbum do Avantasia, The Scarecrow.

Avantasia – Lost in Space

 

Avantasia – Carry Me Over

**********
Já vi mulheres tocando diversos tipos de instrumentos em bandas de rock. Desde os mais tradicionais, como guitarra e bateria, até tocando flauta e violino. Mas é a primeira vez que vejo uma banda de metal com uma mulher que toca sanfona.

Stolen Babies – Push Button